como montar uma citara com sua classe

Esta base tem por objetivo mostrar que a música é uma das mais antigas e sublimes formas da expressão artística no ser humano. Por isso, os educadores encarregados desta base tentarão passar às suas crianças que o meio através do qual eles podem fazer a música são os instrumentos musicais. Entre os instrumentos musicais como o piano, violão, saxofone, tuba, violino, existem os instrumentos mais raros e conhecidos somente em seus países porém, são capazes de fazer os belos sons. Um exemplo é o instrumento que eles irão construir nesta base. Que tal então, construir uma cítara?
A cítara, bastante conhecida na Índia, tem sua origem numa região dos Alpes, perto da Alemanha, chamado Tirol, isso quer dizer que a cítara nasceu na Europa.

Desenvolvimento:
A partir dessa explicação o educador deverá reunir as crianças que estão na base em grupos de quatro a seis membros (o que dependerá do número de participantes), pois cada grupo irá construir uma citara. No caso de crianças menores é interessante ter um adulto para auxiliar, talvez esta seja uma boa oportunidade para fazer uma atividade interativa com os pais, ou com alunos mais velhos. Também será necessário o auxílio de um músico para afinar as cítaras depois que elas estiverem prontas.

Material
1 tábua com comprimento de 6 cm, com 2 cm de largura e 1 cm de espessura, cortada nas seguintes medidas:
1 retângulo de madeira de 25 X 15 cm. com 1 cm de espessura
1 retângulo de madeira de 25 X 2 cm. com. 1 cm de espessura
1 retângulo de madeira de 11 X 2 cm, com 1 cm de espessura
1 retângulo de madeira de 7 X 2 cm, com 1 cm de espessura
1 pedaço de madeira de 25 cm de comprimento

15 parafusos de 1.5 cm
19 pregos de 1,5 cm
4 cordas de violão da nota musical MI (primeira)
15 tachinhas médias.
Cola de madeira
1 lixa
Ferramentas usadas:
1 martelo
1 chave de fenda
1 alicate
1 prego grande
1 lápis

Como construir:
As peças que comporão o trabalho são as seguintes. Clique aqui para ver em formato maior .



As peças devem ser lixadas superficialmente antes de serem pregadas, após isso deve-se passar cola de madeira para que as mesmas fiquem bem fixadas em seus respectivos lugares.




Marcar o lugar dos parafusos e tachinhas.



Em seguida montar as cordas, começa-se fixando as cordas ao parafuso, bastando, para isso, enrolar e amará-las como mostra a figura 5. Depois de fixadas no parafuso, esticar as cordas e dando umas três ou quatro voltas em torno da tachinha e depois bater com o martelo para ela não escapar. Esticar as cordas até a tachinha o lado oposto e fazer a mesma coisa para prendê-la, indo terminar no parafuso, onde as cordas serão cortadas (com auxílio do alicate). Depois de prender as cordas, afiná-las com a chave de fenda. As notas predominantes são duas oitavas e é possível executar-se muitas músicas com a cítara.



Como fazer a partitura:
Para finalizar a construção o melhor é ideal as crianças tocarem uma musica simples na cítara que construíram. Para isso o educador pode deixar a partitura pronta e com cópias suficeintes para cada cítara construída, inclusive no tamanho certo para encaixar na cítara (clique aqui para imprimir a partitura no tamanho certo). Para fazê-la recortar o papel, observando as medidas e encaixá-la entre a madeira e as cordas da Cítara.





O encaixe certo da partitura na cítara da-se coincidindo a primeira corda - Dó - com a linha pontilhada que aparece em todas as partituras. A seta indica o início da música. Os círculos pretos, quando ligadas por traços, indicam que as cordas devem ser tocados sem interrupção, ao passo que nos lugares em que não existirem traços ligando os círculos pretos, deve-se dar uma pequena pausa e, em seguida, continuar

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas