A Importância da música na Educação Infantil




Por seu poder criador e liberador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado
na Pré-Escola. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros
anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser.
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança.
Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (
ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação
perceptiva propriamente dita.
Até o primeiro ano de vida, as janelas escancaradas são as dos sentidos. “ A criança está aberta
para receber” , diz Muszkat. Contar histórias, pôr música na vitrola, agarrar e beijar, brincar com a fala
são estímulos que ajudam o aperfeiçoamento das ligações neurais das regiões sensoriais do cérebro.
Gardner admite que a inteligência musical está relacionada à capacidade de organizar sons de
maneira criativa e à discriminação dos elementos constituintes da Música. A teoria afirma que pessoas
dotadas dessa inteligência não precisam de aprendizado formal para colocá-la em prática. Isso é real, pois
não está sendo questionado o resultado da aplicação da inteligência, mas sim a potencialidade para se
trabalhar com a música.
Musicalidade é a tendência ou inclinação do indivíduo para a música. Quanto maior a
musicalidade, mais rápido será seu desenvolvimento. Costuma revelar-se na infância e independe de
formação acadêmica.
Musicalização é um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a
percepção rítmica, melódica e harmônica. Ela pode ocorrer intuitivamente ou por intermédio da
orientação de um profissional.
Se todos nascem potencialmente inteligentes, a musicalidade e a musicalização intuitiva são
inerentes a todo ser humano. No entanto, apenas uma porcentagem da população as desenvolvem.
Grandes nomes considerados gênios da música iniciaram seus estudos na infância, Mozart, Beethoven,
Bach , Carlos Gomes e Villa Lobos, entre outros iniciaram seus estudos tendo como mestres os seus
respectivos pais.
Embora o incentivo ambiental familiar e a iniciação na infância sejam positivos, não são
essenciais na formação musical. Outros fatores podem ser estímulos favoráveis ao desenvolvimento da
inteligência musical: a escola, os amigos, os meios de comunicação...
Talento e conhecimento caminham sempre juntos e um depende do outro. Quanto maior o talento
mais fácil se torna o conhecimento. Quanto maior o conhecimento, mais se desenvolve o talento.
Músicos não nascem prontos. Nascem com talento e adquirem formação para se tornarem os
músicos que desejam ser.

Comentários

  1. Eu sou uma prova viva de como a música mudou a minha vida!!!
    Devo tudo a Deus e a Música!!!

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